Qual cavaquinho você deve escolher?

Se você chegou até aqui é porque está em busca de dicas e sugestões sobre cavaquinhos. Todos nós quando queremos aprender cavaquinho ficamos com essa dúvida. A primeira pergunta que nos vem a cabeça é: “Qual marca de cavaquinho comprar?”, “Qual o melhor cavaquinho para começar a aprender a tocar?”. Espero que você saia daqui hoje com essas dúvidas sanadas.

Tudo vai depender da quantidade de dinheiro que você tem e deseja investir no seu primeiro cavaquinho. A minha indicação é que você comece comprando um modelo intermediário. Afinal, você ainda nem começou a aprender cavaquinho e não vai querer deixar todas as suas economias em um modelo profissional, certo?

Para comprar um modelo intermediário você precisará investir entre R$300 e R$500. Se for um modelo basicão você vai gastar mais ou menos uns 100 reais. Agora se você quiser começar com um cavaquinho semelhante ao dos profissionais você precisará investir entre 3 e 6 mil reais.

Com toda certeza um dos cavacos mais caros que você vai encontrar são os de Luthier. E sabe porque? Porque eles são feitos somente sob encomenda e todos eles são produzidos de manualmente. A madeira usada nos cavaquinhos de Luthier são selecionadas e de extrema qualidade. Isso influencia diretamente no som produzido por esses cavaquinhos.

Vale a pena comprar cavaquinho em lojas de instrumentos?

Você pode estar se questionando neste momento: “Será que os cavaquinhos que encontro nessas lojas de música valem a pena?

A minha resposta é categórica: Se você está começando agora um curso de cavaquinho, SIM! Se você está dando os seus primeiros passos para começar a aprender cavaquinho e quer praticar apenas por diversão será uma ótima escolha comprar um cavaquinho mais em conta que essas lojas comercializam. Agora se você quer tocar profissionalmente esses instrumentos não são os mais indicados para você.

Como escolho meu cavaquinho?

Preste atenção nessas dicas e escolha o cavaquinho certo:

  • Braço: O braço do cavaco tem que ser mais fino. Se você comprar um cavaquinho com braço grosso terá dificuldades na hora de aprender a tocar.
  • Procure lojas com profissionais especializados: Não caia em qualquer lugar. Procure lojas onde o vendedor tenha conhecimento do que está te vendendo.
  • Pesquise antes de comprar: Existem alguns cursos de cavaquinho para iniciantes que dão dicas e ensinam como escolher um cavaquinho. Se você quer investir mesmo nisso e está disposto a comprar um bom instrumento, chegar informado é uma ótima dica. Afinal, quando vamos comprar algo sem conhecimento temos maiores chances de ser enganados.
  • Altura das cordas x escala: Essa é outra verificação que você deve fazer antes de comprar um instrumento. Se as cordas estiverem muito altas isso exigirá que você faça muita força na hora de fazer os acordes corretamente;
  • Toque o instrumento: se você nunca tocou o instrumento na sua vida procure uma loja onde possa tocá-lo. Ao tocar o cavaquinho você vai ter ideia do som que ele produz. Para cada madeira sai um som diferente.
  • Não precisa se preocupar em comprar nada elétrico. Quando você tiver mais prática você pode pensar em investir seu dinheiro em um cavaco mais sofisticado.

Faixa de preços cavaquinho

Como já foi dito acima, o preço do cavaquinho vai depender de qual madeira é usada no mesmo. Esses instrumentos mais baratos são feitos com madeiras de “compensado”, porque isso reduz o custo final do cavaquinho. Essas madeiras de compensado não produzem um bom som.

Conforme o preço vai subindo as madeiras vão melhorando. As vezes eles melhoram apenas o tampo, já em outros mudam a madeira do cavaquinho inteiro. Você vai notar uma diferença enorme entre os cavaquinhos de madeira encorpada em relação aos cavaquinhos com compensados.

 

Leave a Reply