O que é CNH digital?

Hoje em dia o mundo está na palma das nossas mãos, é comum que o mundo ao nosso redor se adapte e cada vez mais traga inovação no âmbito digital, seja com os aplicativos de banco on-line, de operadoras telefônicas ou outras prestadoras de serviço.

Quem nunca pagou uma conta sem sair de casa? ou pediu através do celular a janta daquele final de semana?

Exatamente pensando nisso, que a Serpro, empresa de tecnologia que trabalha para a Receita Federal Brasileira, criou para o DETRAN o aplicativo da CNH digital.

O que é CNH digital?

A CNH digital nada mais é do que o documento de habilitação nacional na ponta dos seus dedos, ou seja, em forma de aplicativo.

Ela também ´r conhecida como CNH-e, e vem caindo no gosto dos cidadãos, afinal, a praticidade é o ponto chave desse aplicativo.

Quem não gosta de andar com vários documentos com certeza vai entender o benefício dessa inovação.

Com a CNH-e, não é necessário andar com o documento impresso, ou seja, ele possui valor jurídico como o documento impresso e pode ser apresentado em seu lugar caso seja solicitado.

Vale lembrar que a CNH é de uso obrigatório por parte do motorista enquanto ele dirige, sob pena de multa, esquecer o documento em casa pode se tornar realmente um problema, principalmente para o seu bolso!

Outro benefício da CNH digital é não necessitar de internet para poder acessar o aplicativo, ou seja, você não será refém dos seus dados móveis caso precise apresentar o documento para algum policial.

Como aderir ao CNH-e?

Para aderir a essa inovação da CNH Digital MG, é muito simples.

Primeiro, o aplicativo carteira digital de trânsito, está disponível para os sistemas Android e IOS pela Google Play Store ou Apple Store.

É necessário baixar o aplicativo condizente ao seu aparelho, e seguir os passos abaixo:

  • Cadastre-se no portal de serviços do DENATRAN;
  • Valide os dados presencialmente no DETRAN em que o documento físico foi emitido;
  • Solicite o código de ativação da CNH digital;
  • Acesse o aplicativo e registre o código de ativação;
  • Crie uma senha de 4 dígitos.

Porque cadastrar uma senha?

Muitas pessoas não entendem porque o aplicativo solicita que uma senha de 4 dígitos seja criada.

A resposta é muito simples, visando a segurança do aplicativo, que já consta com uma blindagem anti-fraude, a CNH só pode ser vinculada a um aparelho por vez, e para acessá-lo, é necessário utilizar a senha cadastrada.

Isso é importante para que outras pessoas além dos policiais e você, possa acessar os seus dados, além disso, é possível solicitar o bloqueio do pin caso você perca ou tenha o celular furtado.

CNH impressa ou CNH-e?

Como o aplicativo armazena os dados do usuário em QR code, que podem ser acessados por policiais e agentes de trânsito podem acessar os dados através de smartphones ou tablets, não é necessário apresentar o documento impresso.

Mesmo assim, ambos os documentos possuem validade oficial, mas é necessário lembrar que caso o aparelho esteja descarregado e não seja possível apresentá-lo quando for requisitado, isso ainda seria passível de multa.

Por fim, fique atento, a CNH-e possui a mesma validade da CNH impressa.

Leave a Reply