Como funciona o NIS para o Bolsa Família

São vários os números e documentos que uma pessoa pode possuir nos dias de hoje, e cada um deles tem uma importância e função específica na sociedade. Hoje vamos falar um pouco sobre o NIS. Se você tem dúvidas e precisa saber para que serve ou como pode fazer a consulta desse documento, é só acompanhar para tirar possíveis dúvidas.

O que é NIS e qual sua função

Este documento conhecido como NIS, significa Número de Identificação Social. Este é um número de cadastro que será atribuído pela Caixa Econômica Federal, para as pessoas que são beneficiadas por algum programa de auxílio social. O NIS é utilizado geralmente pelas pessoas que não possuem o seu cadastro no PIS, que é o Programa de Interação Social.

Com o cadastro desse documento é possível que uma pessoa consiga se candidatar para os mais variados programas sociais que são ofertados pelo Governo Federal, como por exemplo, o NIS Bolsa Família, Bolsa Gestante, Garantia de Safra no caso das pessoas que trabalham como agricultores familiares, dentre outros.

Quem precisa ter um NIS

consultar nis bolsa familiaÉ importante que todas as pessoas que participam de algum programa social tenham o seu número de cadastro do NIS. A partir desse documento será possível realizar as consultas necessárias para que seja possível retirar os benefícios.

Caso você ainda não tenha esse documento ou tenha perdido, é necessário ter sempre com você esta informação. Saber o número do NIS no momento de retirar o benefício facilita e muito, principalmente pelo fato de que durante o processo será exigido o número de cadastro do NIS.

Onde consigo consultar o NIS

Não se preocupe se você ainda não tem um documento chamado NIS para consulta. Na verdade, ele é um número que estará impresso no seu cartão ou carteira de trabalho. Confira agora quais são as formas possíveis para consulta desse número.

Com o Cartão Cidadão Caixa o número estará impresso no cartão cidadão, para simples conferência.

Outro local onde pode ser consultado o número é na carteira de trabalho. Você deverá procurar a folha onde está a sua foto assim como os seus dados pessoas, (Nome, RG, CPF). O número do NIS estará listado junto com os dados do trabalhador.

No Cartão Bolsa Família, o número também estará presente de modo impresso. Aqui é importante ter atenção pois o número apresentado será o número do NIS do titular do cartão. Caso você não seja o titular do cartão, o seu NIS deverá ser identificado em outro documento.

Por fim é possível consultar o número na carteira de Identidade. Não são todos os modelos que possuem a inscrição NIS. No RG você pode encontrar o número PIS/PASEP que será o mesmo número do NIS.

Como consultar o NIS através do Portal da Transparência

Caso você não tenha nenhum desses documentos no momento em que for necessário consultar nis bolsa família, é possível fazer também pela internet. Confira o passo a passo para esta conferência.

  • Acesse o Portal da transparência pelo endereço portaltransparencia.gov.br;
  • Selecione a opção “ Transparência de recursos” e escolha o ano;
  • Logo depois você deverá escolher a opção ‘’por favorecido’’ e em seguida escolha ‘’Pessoas Físicas”;
  • O próximo passo é clicar em “consultar” e você poderá ver a relação de todos os beneficiários do Bolsa Família, assim como o número do NIS;
  • Por fim digite o seu nome completo na caixa de pesquisa para que consiga filtrar os resultados e assim fazer a sua conferência.

Caso esteja sem algum documento que apresente esta informação não deixe de solicitar. O fácil acesso a esta informação pode ajudar a retirar o benefício.

Leave a Reply