Como aprender um instrumento musical de forma rápida

amor pela musicaOlá! Como vai? Esse artigo é pra você que quer aprender a tocar um instrumento musical. Hoje começamos uma série de artigos que vão ajudar você a estudar música de forma correta e otimizar o seu tempo para que o aprendizado flua de forma mais rápida possível, porque ninguém tem tempo a perder. A primeira dica é: Tudo começa no QUERER aprender! No meu caso era querer aprender tocar cavaquinho.

Sim, parece um pouco óbvio, mas você precisa querer aprender a tocar o instrumento, de coração mesmo, porque você, precisa ter paixão pela música, isso mesmo, você precisa ser apaixonado pelo seu instrumento, e isso precisa vir de dentro pra fora, e não ao contrário, de fora pra dentro. Para ilustrar isso eu vou te contar uma história rápida, que aconteceu comigo.

Eu me lembro bem quando eu tinha uns 3 a 4 anos de idade e minha irmã ganhou do meu pai um cavaquinho… nossa eu ficava brincando com aquele instrumento o dia todo, lembro também que eu ficava fascinado com aquele som, e aos 10 anos de idade mais ou menos, a paixão pela música bateu forte, quando eu ganhei do meu pai uma flauta doce, sim, eu pedi de presente uma flauta e ficava “tocando”ou melhor “apitando” tentando tirar algumas notas daquele instrumento, eu pegava a flauta e para não incomodar ninguém eu ia em uma obra ao lado da minha casa.

Até que um dia, meu pai ganhou um outro cavaco em um sorteio de uma festa do interior, o que é muito comum aqui em minha cidade, e deu aquele violão, advinha pra quem? Pra mim? Não… ele deu o cavaquinho pra minha irmã…pra mesma irmã que já havia ganho anteriormente. Mas como ela não se interessou, pela segunda vez, colocou o cavaquinho no meu quarto…ao lado da minha cama.

Foi aí que a paixão pela música veio de forma avassaladora. Comecei brincando, tirando alguma musiquinha em uma corda só, mas isso aumentou, diria até que incendiou o desejo de aprender música. Por isso é que o requisito número UM para aprender um instrumento musical é você ter paixão por ele, se assim for, você vai se dedicar muito e o hábito de estudar vai vir naturalmente, você vai tocar e isso não vai te cansar pois vai te trazer prazer e felicidade.

aprender musicaE foi justamente isso que aconteceu comigo, não foi fácil não, mas a vontade de querer aprender foi maior.

E vamos e venhamos, tudo na vida precisa ser assim, ou seja, precisamos nos apaixonar pelo que fazemos, e se você quiser de coração tocar um instrumento isso vai ficar, muito fácil, mas muito fácil mesmo, se for feito com paixão.

Esta primeira dica de como estudar um instrumento é simplesmente essencial, pois tudo começa no querer. Lembrei agora de um frase de Harv Eker – Autor do livro – “Os segredos da mente milionária”( https://www.saraiva.com.br/os-segredos-da-mente-milionaria) , a frase é: “Pensamentos geram sentimentos, sentimentos nos conduzem a ações, e as ações nos trazem os resultados.”

Então, pense comigo: Se você realmente quer aprender a tocar um instrumento, isso vai gerar um sentimento, uma vontade de enorme em querer aprender e você vai começar a gostar de música e esse amor pela música vai fazer você querer aprender o instrumento que deseja e isto vai te conduzir a ação de procurar meios para aprender o seu instrumento.

Por isso acredite em você! Nunca, nem por frações de segundo duvide que você pode aprender a tocar. Procure cursos, aulas, veja vídeos e ouça muitas músicas. Eu tinha dúvidas de como aprender a tocar cavaquinho sozinho e após muita busca consegui.

Leave a Reply