Você está aqui:Home » EDITORIAS » Destaques » Escovar os dentes evita pneumonia; veja

Escovar os dentes evita pneumonia; veja

Novas pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale descobriram alterações nas bactérias bucais precedendo o desenvolvimento de pneumonia nos pacientes hospitalizados. Após estudar 37 participantes no período de um mês, Samit Joshi, M.D., chefe do estudo, concluiu que alterações nas bactérias bucais podem influenciar o risco que uma pessoa tem de desenvolver pneumonia.

A equipe de pesquisa descobriu que pacientes em ventilação forçada, que contraíram pneumonia, experimentaram uma alteração significativa nas bactérias bucais antes de ficarem doentes. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais para ligar de maneira definitiva as bactérias bucais com a pneumonia, outros estudos associaram a saúde bucal com doenças respiratórias.

“Nossos achados poderão melhorar a maneira de prevenirmos a pneumonia no futuro por meio da manutenção das bactérias que vivem dentro de nossa boca”, diz Dr. Joshi.

As doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões. Estudos mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.

“A simples escovação dos dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, usando creme dental fluoretado, a limpeza entre os dentes diariamente com escovas interdentais ou fio dental, a redução da frequência com que você ingere bebidas e alimentos açucarados e a visita regular ao dentista, na frequência recomendada, serão um bom ponto de partida”, diz Dr. Joshi.

Dr. Joshi apresentou a pesquisa no encontro anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América em outubro de 2011.

Wscom com www.colgate.com.br

Deixe um comentário


+ dois = 6

© 2014 Todos os direitos reservados ao Portal Santa Teresinha

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better

Twitter

Facebook

Google+

Voltar para o topo